O Caminho da Fé (CF) é um roteiro brasileiro que liga a cidade de Águas da Prata, em SP, a Aparecida do Norte. São mais de 300km separando as duas cidades e uma rota que mescla serras com estradas vicinais, trilhas, bosques, asfalto e, como não poderia ser diferente, uma boa dose de fé.
A história do CF iniciou em 2003, quando após retornar da segunda peregrinação na Espanha, o paulista Almiro Grings, com o apoio dos amigos Clóvis Tavares e Iracema Tamashiro, decidiu criar algo semelhante por aqui, tendo como destino final o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Juntos, apoiados ainda por outros voluntários, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha. Com ajuda de um mapa e partindo de Águas da Prata (SP), foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino. Estradas vicinais, trilhas, bosques e vias asfaltadas compõem o ramal original do Caminho da Fé, onde o caminhante ou ciclista só precisa seguir as setas amarelas e as placas para, a cada curva dobrada ou morro vencido, se surpreender com belezas naturais que inspiram a seguir sempre adiante.
Assim como em Santiago, cuja história teve início com apenas uma rota, naquele caso, o Caminho Primitivo, e hoje há dezenas de possibilidades de se chegar ao templo em homenagem ao apóstolo, o CF não ficou restrito a Águas da Prata. Com o passar dos anos e o cada vez maior interesse nas caminhadas ou pedaladas até Aparecida, outras cidades passaram a investir na sinalização e estruturação para atender o peregrino ou bicigrino. Hoje, são 14 ramais. Desses, 11 obrigatoriamente se conectam ao principal em Águas e outros três em outros pontos mais à frente. O mais recente e maior é o de São José do Rio Preto, com 893km de extensão. Outra semelhança com o trajeto espanhol é a utilização de uma credencial e obtenção de carimbos em estabelecimentos comerciais, capelas e igrejas para a obtenção de um certificado ao final.
Durante todo o ano, peregrinos, aventureiros e ciclistas percorrem o trajeto buscando uma maior conexão com a natureza e com si mesmos. Mas, nos dias que antecedem o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, o movimento pela rota é maior.
Todos os anos milhares de pessoas se desafiam a ir a pé ou de bicicleta até Aparecida do Norte. Hoje em dia é um caminho conhecido internacionalmente e que traz consigo muitas histórias de superação!
Algumas pessoas dizem que o CF deve ser feito pelo menos uma vez na vida e que a sensação de vencer esse desafio ao chegar ao Santuário é indescritível!