Já contamos por aqui a história do Caminho da Fé, um roteiro brasileiro que liga a cidade de Águas da Prata, em SP, a Aparecida do Norte.
Mas você já ouviu a história do caminho que inspirou o projeto do Caminho da Fé, o Caminho de Santiago de Compostela?
O Caminho de Compostela se firmou como uma das rotas mais famosas de peregrinação e turismo religioso do mundo por diversos fatores e vamos contar aqui sua linda história, rotas e outras informações sobre este conhecido roteiro!
O que é?
Ao lado de destinos considerados sagrados, como Hajj, onde fica a Meca dos muçulmanos, ou Roma e Jerusalém, para os cristãos, o Caminho ou Caminhada de Santiago de Compostela é um dos maiores roteiros de turismo religioso do mundo.
Ele consiste em um trajeto de turismo religioso que leva os fiéis até a Catedral de Santiago de Compostela, na cidade de mesmo nome, na Espanha.
O motivo por trás da devoção das centenas de milhares de pessoas que percorrem o roteiro é quem foi Santiago de Compostela.
Também conhecido como Santiago Maior, São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, morto em 44 d.C., em Jerusalém.
Como se não bastasse a importância de um trajeto que leva até os restos mortais de um dos apóstolos de Cristo, São Tiago, o roteiro passa por cenários encantadores da Europa, incluindo vilarejos medievais, florestas, litoral e morros.
A história
A peregrinação á região antigamente chamada de Finisterra teve início quando, na idade média, pessoas relataram terem visto luzes do bosque onde eremitas guardavam o corpo do Apostolo Tiago. Seguindo as orientações de Jesus, Tiago foi pregar nessa região após a ressurreição. Voltou a Judéia anos depois onde foi perseguido e morto. Seu corpo devia servir às feras, mas foi resgatado por discípulos que o levaram de volta à Finisterra. Por séculos ficou sepultado num bosque de difícil acesso até os relatos das luzes. A notícia se espalhou rápido e os peregrinos começaram chegar ao que ficou conhecido como Caminho de Santiago de Campo Estela.
O aumento da peregrinação fez os reis católicos transferirem o santo sepulcro do apóstolo para a atual catedral. Os caminhos que levam a Santiago foram descritos pela primeira vez no Codex Calixtinus do século XI. Sendo já naquela época, o Caminho Francês o principal deles. Hoje cerca de 100 mil peregrinos vão a Espanha todo ano.
As rotas mais conhecidas
Tendo as rotas mais conhecidas entre França, Espanha e Portugal, o caminho oferece inúmeras possibilidades turísticas a seus peregrinos, especialmente por passar por cenários tão bonitos.
Os caminhos francês e espanhol, por exemplo, são tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, enquanto o caminho português passa pelas cidades mais importantes do país, incluindo Lisboa e Porto.
A quilometragem de cada rota
O Caminho Francês é o mais longo, com pouco mais de 800 km de percurso a partir do sul do país.
O Caminho Primitivo (espanhol) por sua vez, vai de Oviedo a Santiago, percorrendo 315 km. Se você preferir caminhar a partir de Tui, na Espanha, precisará superar cerca de 120 km.
O Caminho Português atravessa pouco mais de 240 km.
Percorrendo o caminho de bicicleta
Para os ciclistas que desejam fazer o caminho de bike, temos uma boa notícia: hoje em dia é possível desmontar, embalar e levar uma bicicleta do Brasil para Espanha sem custos extras.
De bicicleta o trajeto costuma demorar 15 dias e é necessário percorrer, pelo menos, 200 km para garantir o certificado oficial do caminho!.
Dizem que percorrer trechos de mata, litoral e vilarejos de origem medieval até chegar ao ponto final de uma jornada que pode te transformar por dentro!
Esperamos que a linda história do Caminho de Santiago de Compostela tenha te inspirado!